quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Técnicas de Motivação - A maravilhosa ferramenta que é o YouTube.

Que o YouTube tem vídeos para todos os gostos já nós sabemos, mas por vezes é dificil conseguir encontrar aquilo que queremos com qualidade.
 
Para mim, o YouTube como técnica de motivação começou por acaso com a maravilhosa Dra. Emma Cole, e os seus PHD vlogs.

 
Depois quando terminei de ver todos os seus vídeos, fiquei com um pouco de ressaca e comecei a procurar qualquer tipo de vídeos que estivessem relacionados com estudo e aí descobri:

Twinkling Lena - uma estudante de medicina, coreana

The Strive to Fit - uma estudante de medicina, americana

Mariana Study Corner - uma estudante de Direito, portuguesa

Study Live Streams - não sei o país nem o curso, mas ela coloca vídeos em directo enquanto estuda o que pode ser interessante para quem estuda sozinho, pois dá aquela sensação de que estamos a estudar com um amigo

Nehrdist - uma estudante de Artes, inglesa


Mas agora voltei a descobrir uns canais muito interessantes, de académicos (estudantes de doutoramento, estudantes de pós-doutoramento, académicos que dão as suas dicas):

Geoff Knott - PHD blogs - não fiquei fã, fã

100 Days Doctoral Thesis - os 2 primeiros vídeos têm dicas valiosas

Sarah Mawby - Vlogs e conversas sobre o que aflige os estudantes


E recentemente estes 2 canais, dos quais fiquei fã, e que tenho visto pelo menos 1 vídeo todos os dias:

Dra. Ellie Mackin - vlogs do seu dia-a-dia como professora e académica

Simon Clark - estudante inglês, que mostra o seu dia-a-dia


Se isto é uma técnica perfeita? Não diria que é, mas creio que ao vermos pessoas a estudar e a aplicarem-se nas suas teses e trabalhos académicos, dá-nos aquela motivaçãozinha extra para pegar nos papéis. E há-de ter alguma razão de ser, pois basta pensarmos que habitualmente os estudantes gostam de estudar em grupo e procuram espaços como bibliotecas e cafés.
 
Claro que o pior de tudo é vermos que estas pessoas podem dedicar-se de uma forma totalmente diferente da nossa, uma vez que ninguém é estudante a tempo parcial. Esse vlog ainda não consegui descobrir (se alguém souber de um bom canal de youtube de um estudante a tempo parcial, por favor coloquem nos comentários) por muito que tenha procurado.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário