terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Síndrome do Impostor

Já aqui tenho falado deste síndrome que afecta imensos estudantes, assim como profissionais dos mais diversos ramos.
 
O que é este síndrome que afecta tantos de nós? Ora bem, imaginem que estão numa sala de aula (ou numa sala de reuniões) e que à vossa volta estão vários colegas a discutir um assunto. E vocês até participam da discussão, não é isso que está em causa, mas vocês participam da discussão sempre com a sensação que não percebem nada do que ali se está a falar e apenas estão a disfarçar que não sabem nada.
 
 
Ou seja, este síndrome é aquele sentimento permanente de que alguém vai acabar por descobrir que vocês não deveriam estar ali porque simplesmente não estão ao nível dos outros.
 
É um síndrome que nos faz focar no feedback negativo (mesmo que este só exista na nossa cabeça) e assumimos sempre que todo e qualquer feedback positivo é porque as pessoas são simpáticas e não nos querem ofender a dizer que o nosso trabalho não presta.


É um síndrome que nos faz evitar o trabalho, que ainda nos falta fazer, com receio que nunca sejamos capazes de produzir uma coisa com qualidade. Ou seja, o medo permanente de que seremos descobertos como os verdadeiros impostores que somos, assim que submetermos o trabalho para avaliação.


A verdade é outra, e é isso que temos que nos esforçar por perceber. Todos nós temos uma área de especialização diferente e ninguém é melhor do que ninguém.

 
 
Nós somos bons e o nosso trabalho é realmente bom! Temos que nos mentalizar que merecemos o sucesso / feedback positivo que recebemos e que ninguém (seja orientador, seja chefe) nos vai educadamente mentir dizendo que uma coisa que irá ter a sua assinatura é boa sem o ser.
 
No entanto, não deixa de ser engraçado ver que pessoas de vários ofícios (e de vários graus de fama)sofrem com este síndrome.
 
 

Tenho andado a ler / ouvir podcasts / ver vídeos sobre este tema, sendo que todas as dicas que for encontrando irão ser aqui colocadas.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário