segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Pressão Familiar

Quando vocês se inscreverem no Doutoramento, outra coisa maravilhosa que tende a acontecer é a pressão familiar e de amigos.
 
 
 
Em cada conversa que tenham, e tomem nota que é mesmo em cada conversa, ser-vos-á perguntado "então, já acabaste?" e com o passar do tempo o tom de voz vai ficando cada vez mais irritante. Talvez o tom de voz seja o mesmo desde sempre, mas para quem houve esta pergunta mil vezes ao ano, vai-se tornando cada vez mais insuportável ouvi-la.
 
 
 
Para além disto, quando estamos numa relação séria e ainda não temos filhos há a fusão de 2 tipos de pressão:
 
 
"Quando é que acabas a escola?"  + "Quando é que tens um filho?"
 




 
 
Se a primeira pergunta é irritante, a segunda eleva toda a pressão familiar a um nível quase impossível de aguentar.
 

 
 
Eu sei que eles talvez pensem que não tem grande mal, e talvez até julguem que assim mostram que estão interessados no nosso trabalho. #Sóquenão
 
A verdade é que é irritante. Existem inumeros estudos que comprovam que esudantes de mestrado e doutoramento têm problemas psicológicos devido à pressão que sofrem. E estes estudos são feitos com alunos em full-time. Imaginam a pressão auto-imposta em quem estuda em part-time? E que tal tentar transmitir calma e paz, ao invés de agravar o stress, com as vossas perguntas que não facilitam nada nem ninguém?
 
 

Se alguém descobrir a receita para que os familiares e amigos deixem de fazer isto, avisem por favor.

1 comentário:

  1. Tem "tomates" e diz: não me perguntem mais qdo acabar eu aviso. Obrigado.
    isto uma versão delicada. queres a versão besta ???:)

    ResponderEliminar