terça-feira, 3 de janeiro de 2017

O Ciclo dos 3 P's : Perfeccionismo - Procrastinar - Paralisação

Nesta viagem descobri que existem vários tipos de procrastinação, sendo que o meu tipo é o mais divertido de todos! É a procrastinação por paralisação.
 
Ou seja, como sou extremamente perfeccionista em relação ao meu trabalho (e à qualidade do mesmo), começo a remoer nas coisas e no porquê de não estarem boas o suficiente até chegar a um ponto em que penso "se fizer X e comprar Y fico inspirada o suficiente e tenho todas as ferramentas que realmente preciso para voltar ao trabalho e este ficar com a qualidade que quero para mostrar o meu real valor".
 
 
 
Isto origina a que normalmente fique obcecada com objectos que tenho que que comprar para obter inspiração. No meu caso, já tive alguns dos seguintes momentos : "Só vou conseguir trabalhar se tiver um tablet que dê para levar comigo o trabalho" seguido de "O tablet é muito pesado, tenho é de comprar uma pasta onde possa levar as coisas comigo" seguido de "Preciso é de uns bons phones que possam abafar o ruído à minha volta para que me possa concentrar" seguido de  "Sem uma agenda não me consigo organizar - deixa-me estudar todos os tipos de agendas e técnicas de gestão de tempo" seguido de "Um quadro branco magnético é essencial para conseguir visualizar os meus problemas" seguido de "Eu preciso é de um suporte para livros decente para conseguir ir lendo enquanto escrevo" seguido da fase (onde me encontro agora) "Só consigo trabalhar na Biblioteca Municipal e por causa dos horários deles só lá consigo ir ao fim-de-semana"
 
Quando a procrastinação chega ao fim e sinto que "agora já tenho TUDO o que preciso para trabalhar", finalmente sento-me em frente ao computador e é então que entro numa espécie de paralisação física e psicológica em que simplesmente não consigo escrever nada. Ou então escrevo-apago-escrevo-apago-escrevo-apago. Entro assim na 3ª fase do ciclo, ou seja, a paralisação induzida por pânico.
 
É nesta 3ª fase que a ansiedade começa a bater mais forte. Esta vem como uma onda e basicamente começo a pensar que nunca serei capaz de acabar a tese porque não sou inteligente o suficiente, dou por mim com uma fome digna de um halterofilista a treinar para o campeonato do mundo (e como consequência ganho sempre uns quantos kilos), o cabelo começa a cair, o peito começa a doer, a asma começa a atacar, o nível de açúcar no sangue começa a baixar e as tonturas começam... enfim toda uma panóplia de divertimentos.
 
 
 
Quando não consigo aguentar mais a ansiedade, simplesmente paro tudo. Deixo de pensar em qualquer coisa que tenha a ver com a Tese. É como se não existisse a secretária e a estante cheia de livros e de artigos científicos. O importante é conseguir acalmar os nervos, conseguir combater a ansiedade. Seja através de exercício físico (corrida e/ou yoga), seja através de meditação, ou simplesmente gozar um bocado a vida. Depois, vejo o deadline a aproximar-se e volto ao início do ciclo porque "Agora já estou bem. Agora é que é!!"
 
 


2 comentários:

  1. Então mas se ja identificaste os 3 P´s, porque não "mudar de patilha"??
    Sabes que te fazia bem? Hipnoterapia, alivia-te com certeza tda essa pressão. Acredita quais orientadores!!!
    A perfeição não existe minha querida.
    E se o melhor é ja o que tens ??

    ResponderEliminar
  2. Acho que só me falta mesmo Hipnoterapia eheheh

    Mudar de patilha é o que estou a tentar fazer :D

    Obrigada pelo apoio :*

    ResponderEliminar