segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Academic Writing - parte 2

Subitamente hoje percebi que desde Julho nunca mais aqui tinha escrito.

E como tinha prometido, à minha legião de leitores (uuuuh tanto silêncio que até consigo ouvir os grilos, aqui no bulício da cidade) que aqui iria falar sobre o que aprendi no curso, e por isso aqui vão as melhores e mais importantes dicas:
 
Dica 1:
  • Cada parágrafo apenas deve tratar uma, e apenas uma, ideia! O ideal é que a primeira frase faça ligação ao parágrafo anterior e a última faça a ligação ao próximo, mas ao longo do parágrafo falar apenas sobre uma ideia! Cada parágrafo não deve ser tão grande que ocupe uma página, nem tão pequeno que consista  numa ou apenas duas frases.
Isto é dificil para mim, porque sendo filha das Humanidades, adoro uma boa navegação na mayonnaise enquanto escrevo. Por acaso, sem saber como, aquilo que escrevi até agora tem sido dentro desta regra, mas agora que estou mais consciente deste facto acredito que me irá ajudar.
 
Outra dica importante e outro erro meu,
 
Dica 2:
  • são as frases longuíssimas e com as vírgulas nos lugares errados (como certamente já perceberam).
Não sei porquê, mas sempre tive este problema. Ainda me lembro de uma professora de português, vermelha como um tomate dos nervos que eu lhe dava, que me tentou explicar que "se uma frase ocupa mais do que uma linha e meia, não pode ser!!!". Talvez seja o Saramago que há em mim, mas sempre adorei escrever estas frases enoooooormes, sem pontuação, até que chega a um ponto em que já nem se percebe qual é o objectivo da mesma. Eu sei. Sou uma escritora fenomenal. Venha o Nobel.
 
Dica 3:
  • Esqueçam os floreados e escrevam assertivamente e directos ao assunto
Ah, longe vão os tempos em que eu tinha boas notas a Filosofia porque era capaz de divagar sobre o mesmo assunto, durante páginas e páginas e páginas... Mas por acaso floreados nunca foi o meu forte. Aliás, odeio escritores que se esforçam horrores por usar palavras caras. E como não tenho paciência para ler essas coisas a que chamam escrita, também não costumo (acho eu eheheheh) gastar o meu tempo nisso.
 
E pronto, da semana de aulas acho que estas foram as principais ideias a reter. Tudo o resto teve mais a ver com a gramática inglesa e por isso acho que não fará muito sentido escrever aqui sobre isso.
 
 
Boa escrita!!


Sem comentários:

Enviar um comentário