terça-feira, 22 de agosto de 2017

Os erros das férias - ou como não gozar as férias quando se é doutorando

Antes de ir de férias, eu tenho sempre planos grandiosos de como irei trabalhar na minha tese. Penso sempre "Todos os dias irei fazer qualquer coisa! Qualquer coisa! Seja ler um artigo, ou escrever".
 
Depois chegam as férias.
 
E aquele homem maravilhoso que tenho em casa, olha para mim e pergunta: "Queres ir passear?"
 
Dentro da minha cabeça, começa o seguinte diálogo:
 
"O que fazer? Meu Deus, o que fazer?? Ficar em casa e obrigá-lo a gastar as férias em dias em que nem sai de casa ou sair e não mexer nas coisas da escola? Podemos sempre ir passear e depois à noite quando chegarmos vou estudar. É isso. Vamos passear e depois logo à noite eu estudo. Eu até sou mais produtiva à noite do que durante o dia."
 
E saímos de casa para ir passear.
 
Agora, por favor tomem nota de que quando saímos para passear, habitualmente o que gostamos de fazer é andar a pé/fazer caminhadas. No primeiro dia de férias, entre deixar o carro junto à estação de Sintra, ir a pé até ao Castelo dos Mouros, percorrer cada centimetro do parque envolvente e do próprio castelo, e ainda descer à vila e passear até encontrar um restaurante... foram 17kms. Acho que não preciso de explicar que ao chegar a casa, só tinha forças para me arrastar para o sofá e adormecer, qual velhota, enquanto ele via televisão.
 
Isto foi o resumo do que aconteceu todos os dias, durante uma semana.
 
A segunda semana de férias, foram passadas na casa de familia. Levei 2 malas só de livros e cadernos, mais a mala do computador. A vontade estava toda lá, para todos os dias enquanto eles dormissem a sesta eu ia mergulhar nos livros. A vontade estava toda lá. Mas depois de comer (e beber, cof cof) belos almoços, em dias de cerca de 40ºC.... a vontade rapidamente desaparecia e era trocada pela revigorante sesta. E isto foi a segunda semana de férias.
 
Resultado final:
Lazer: 15
Produtividade: 0


Adorava ser uma pessoa cheia de força de vontade e capacidade de por o trabalho à frente do lazer, a sério que sim. Mas acho sempre que vou estar a prejudicar quem não tem culpa nenhuma de eu estar a estudar e... pronto...


Sem comentários:

Enviar um comentário