segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Self-Care: Exercício

Ora bem, como disse aqui, andei com alguns ataques de ansiedade excessivos. Assim uma coisinha a roçar os ataques de pânico. E percebi o que me faltava fazer. Percebi o que a minha mente e o meu corpo precisavam, de modo a acalmarem um bocadinho.

Exercício!!

Honestamente, nem sei há quantos meses eu não me mexia minimamente, para além da caminhada do escritório até à estação. E foi então que percebi as saudades que tinha, efectivamente, de quando corria.

A minha história de amor com a corrida é uma história longa e complexa. Toda a vida odiei correr. Mas, ódio a sério! De cada vez que nas aulas de educação nos diziam que tínhamos que correr, ficava logo com dor de burro. Só de pensar...eu...ficava...com dor de burro. E depois a falta de ar, e sentir que os pulmões me estavam a arder. Afinal, descobri há coisa de 2 anos, que este ardor não era só a minha gordice. É verdade, eu afinal sou asmática! Fantástico.

Mas como é que de repente, comecei a amar a corrida? Bem, houve uma altura em que tive uma colega minha que era tão estúpida, mas tão estúpida, mas tão estúpida... que um dia depois de fazer turno com ela, cheguei a casa, calcei os ténis, agarrei no MP3 (sim..foi há muito tempo) e saí porta fora para ir correr no bairro. Claro que foi mais andar do que correr, mas a corrida foi alimentada por uma raiva que ardia com fulgor. E essa raiva... essa raiva, esmoreceu. E fiquei calma e zen. E assim começou a minha paixão pela corrida.


Claro que apesar do meu amor, por vezes fico sem correr. É que para além da asma me dificultar a vida, de vez em quando fico aflita do ombro quando corro durante algum tempo. Já andei na fisioterapia, e disseram-me que talvez tivesse a ver com a minha postura. Não sei. Mas que dói para xuxu, dói.
 
Para além da corrida, também sou fã dos vídeos de Youtube de diferentes tipos exercícios (por exemplo as meninas da Tone it Up) e de aulas de Yoga (da grande menina Adriene). Para além de eu própria ir inventando coisas para fazer, com todo o material que fui comprando ao longo dos anos. Sei que dito assim parece que sou uma dessas babes do fitness. Não sou. Não sou, até porque normalmente só me mexo quando a ansiedade começa a sufocar-me.

Por isso o mais importante, aqui a reter é:

Quando sentem a ansiedade a surgir, qual sombra odiosa, exercício é das coisas mais importantes que podem fazer.

Qualquer que seja o tipo de exercício:

Corrida
Cross-fit
Yoga
Artes Marciais
Ciclismo
Zumba

O importante é fazer exercício! Até porque não se esqueçam que:



O marido/mulher/namorado/namorada/família agradecerá de certeza

Sem comentários:

Enviar um comentário